A 95ª edição do Campeonato de Portugal de Corta-Mato, competição que tem lugar no próximo domingo, 18 de março, em Monforte, recebeu o estatuto de Ecoevento, pela Valnor.
 

O programa de EcoEvento tem como principal objetivo informar, cada vez mais, um maior número de pessoas para a necessidade de adoção de comportamentos que promovam a prevenção e redução da quantidades de resíduos produzidos, a separação das embalagens, a recolha seletiva e encaminhamento dos resíduos, produzidos nos eventos, para reciclagem.
 

Pretende-se, também, promover o aumento das quantidades de resíduos recicláveis recolhidos, bem como associar o êxito dos eventos a uma maior consciencialização para a reciclagem aferindo as quantidades recebidas e recicladas, fortalecendo a credibilidade das estruturas que se associarem a este programa.
 

No Rossio de Monforte, local da realização do Campeonato de Portugal de Corta-Mato, serão colocados vários ecopontos, sendo os participantes, as equipas de apoio e os espectadores convidados fazer a separação dos resíduos eventualmente produzidos, em cada contentor específico.
 

A VALNOR é responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos nos 25 municípios que atualmente compõem a sua área de abrangência: Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.
 

A VALNOR é uma empresa de referência no setor Ambiental e Tratamento e Valorização de Resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL/URBASER, é responsável por assegurar o Tratamento e Valorização de Resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.
 

Constituída em 2001, e com um papel fundamental no apoio à estruturação e definição das políticas de ambiente na área dos resíduos, a VALNOR assume como eixo prioritário contribuir para o cumprimento das estratégias e metas nacionais e comunitárias para o setor, com destaque para o aumento da recolha seletiva de embalagens multimaterial e do desvio de resíduos urbanos biodegradáveis da deposição em aterro.


O Campeonato de Portugal de Corta-Mato tem organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, Câmara Municipal de Monforte e Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.
 

Localização: https://www.google.de/maps/dir//39.05651,-7.4411719/@39.0571521,-7.4431758,1598m/data=!3m1!1e3?hl=pt-PT 


Horário
9:30 - Juvenis femininas
10:00 - Juvenis masculinos
10:30 - Juniores femininas
11:05 - Juniores masculinos
11:50 - Seniores femininas
12:30 - Seniores masculinos
13:25 - Veteranos + 50 masculinos e femininas
14:05 - Veteranos - 50 masculinos e femininas

Partilhe!