Dando continuidade à série Ídolos do Desporto, que presta homenagem à grandes figura do desporto nacional, surge este ano uma moeda da autoria do escultor João Cutileiro dedicada a Rosa Mota, campeã olímpica e mundial numa das disciplinas mais emblemáticas do atletismo – a maratona.


Rosa Mota ficou na história do atletismo mundial ao correr e vencer a primeira maratona feminina oficial, em 1982, na Grécia, efetuando o percurso original cumprido por Fidípedes, entre Atenas e Maratona, em 490 a. C., pondo assim termo ao tabu de que o corpo e o organismo das mulheres não lhes permitia correr distâncias superiores a 3000 metros.


Com um palmarés invejável, onde se destacam a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles,  em 1984, a medalha de ouro no Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e um Campeonato do Mundo, em Roma, em 1987, além de 3 Campeonatos Europeus, a «nossa Rosinha», como muitos portugueses carinhosamente a apelidam, continua a ser fonte de orgulho e admiração para muitas gerações.

Autor: João Cutileiro
Valor facial: 7,50 euros
Emissão: ouro proof; prata proof; prata normal

Partilhe!