Patrícia Mamona e Susana Costa escreveram este início de tarde em Lisboa, manhã no Rio de Janeiro, mais uma página na história do Desporto português e do Atletismo em particular. Pela primeira vez na história, duas atletas portuguesas qualificam-se para a final do Triplo Salto dos Jogos Olímpicos.

 

Patrícia Mamona abriu o concurso com 13.80 metros, entrando nas 12 primeiras classificadas da qualificação no segundo ensaio, onde realizou 14.07 metros, para fechar o com 14.18 metros e consolidar a presença na final.

 

Susana Costa abriu a sua participação no grupo B com 13.70 metros, melhorando no segundo ensaio para 13.72 metros. Fora na final quando abordou o último ensaio, Susana conseguiu manter a concentração e pulou 14.12 metros, marca que a deixou entre as repescadas para a final de amanhã.

 

A qualificação termina com Patrícia Mamona na 9ª posição e Susana Costa na 11ª posição, com as duas portuguesas com passaporte garantido na final que se disputada da madrugada de domingo para segunda-feira, às 00:55 horas.

 

Portugal é o único país com duas atletas na final do Triplo Salto feminino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.