O lançamento do peso tornou-se esta semana uma das disciplinas mais aguardadas do Campeonato de Portugal de Pista Coberta, competição que tem lugar na ExpoCentro de Pombal a 11 e 12 de fevereiro.

 

A disciplina está a progredir em Portugal, e de que maneira, com resultados de grande valia internacional no setor masculino e com o setor feminino a começar a dar sinais de evolução.


Peso Feminino - sábado, 11 de fevereiro - 18:00 horas

JÉSSICA INCHUDE CONSISTENTE ACIMA DOS 16 METROS

Jéssica Inchude  apresenta-se esta temporada como grande referência desta disciplina. A pupila de Luís Herédio lançou no mês de janeiro 16.45 metros, resultado que permitiria a sua participação no Campeonato da Europa de pista coberta,no entanto a atleta com dupla nacionalidade, Portuguesa e Guineense, optou por representar a seleção nacional daquele país africano, podendo contudo disputar o título nacional.

 

Aguardam-se com alguma expectativa as prestações de Eliana Bandeira e Francislaine Serra, atletas Brasileiras radicadas em Portugal que já estabeleceram esta época bons recordes pessoais com arremessos de 15.06 e 14.22 respetivamente.

 

Entre as Portuguesas Elsa Cruz, que esta época já lançou 12.82 metros e Fátima Ribeiro, medalhadas da edição de 2016, serão novamente candidatas a lutar pelas posições cimeiras e caso se confirme a presença de Antónia Borges e Ophelie Oliveira, que lançaram no passado fim-de-semana em França 14.45 e 13.46 metros respetivamente, a competição ganhará mais equilíbrio e profundidade.

 

Peso masculino - domingo, 12 de fevereiro - 16:10 horas

TSANKO E FRANCISCO MAIS PRÓXIMOS DO RECORDE NACIONAL

Tsanko Arnaudov com 20.53 metros e Francisco Belo com 20.35 metros animaram esta semana o lançamento do peso masculino em Portugal, ambos atletas do SL Benfica e orientados pelo técnico Vladimir Zinchenko, conseguiram a 4 de fevereiro, marca de qualificação para o Campeonato da Europa de Pista Coberta, aproximando também o recorde de Portugal indoor, fixado em 20.91 metros por Marco Fortes.

 

Fortes é a grande dúvida no Lançamento do Peso para estes Campeonatos. A grande referência da disciplina em Portugal está na fase final de recuperação de uma lesão, estando por confirmar a sua presença em Pombal.

 

Candidatos ainda aos lugares cimeiros são Otoniel Badjana, que já este ano lançou 15.94, Filipe Vital e Silva, que já arremessou esta temporada o engenho a 15.54 e Adriano Lopes, que foi terceiro na edição de 2016 e já lançou esta temporada 15.03, completando assim oito temporadas consecutivas acima dos 15 metros em pista coberta.

 

Coraboração: Paulo Reis - Técnico Nacional de Lançamentos

 

Programa-horário dos Campeonatos de Portugal

Localização da ExpoCentro