Final nacional está decorrer no Complexo Desportivo do Jamor

 

O atletismo é uma das quatro modalidades que integram a Taça do Desporto Escolar, uma competição exclusiva para alunos do 7º ano, e que está a decorrer (desde ontem) no Jamor, inserindo-se na comemoração dos 75 anos do Complexo Desportivo.

 

Nesta fase final, estão 23 equipas constituídas por 30 alunos atletas, 2 árbitros e 4 professores, representantes de 23 das 24 Coordenações Locais do Desporto Escolar (num total 760 jovens), que se apuraram a partir de cada Agrupamento de Escolas.

 

Esta Taça Desporto Escolar é disputada apenas por alunos do 7º ano de escolaridade e cada equipa tem que, obrigatoriamente, participar em todas as modalidades da prova – Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa – e ser constituída por 15 rapazes e 15 raparigas. Uma particularidade: cada modalidade está representada por elementos da mesma turma.

 

A modalidade do atletismo está presente com os seus três setores principais: corrida (estafeta de quatro elementos, masculinos e femininos, 4x30 metros; salto, em “triple-step” para a caixa de areia; e lançamento, do vortex.

 

Durante a manhã, as equipas competiram entre si, e durante a tarde competem de novo, mas já escaladas pela classificação obtida anteriormente (num grupo competem as seis primeiras, noutro as classificadas do 7º ao 12º lugar, e assim por diante).

 

A Taça Desporto Escolar é uma organização conjunta da Direção-Geral da Educação (Coordenação Nacional do Desporto Escolar) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços Regional de Lisboa e Vale do Tejo) em parceria com o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto e o Instituto Português do Desporto e Juventude, contando, na presente edição, também com a colaboração da Câmara Municipal de Oeiras e do Complexo Desportivo do Jamor, que acolheram a final nacional da Taça de forma dinâmica e participativa.