A Federação Portuguesa de Atletismo vai realizar a 82ª edição dos Campeonatos de Portugal de Maratona este fim-de-semana (domingo, 25 de abril), no concelho de Palmela. 

 

Face ao contexto pandémico que vivemos e os planos de contingência dele decorrentes fazem com que seja impossível realizar em 2021 um Campeonato de Portugal de Maratona semelhante ao habitual. A realização desta competição tem como principal objetivo colmatar a falta de oferta competitiva externa e interna aos atletas de Alto Rendimento interessados em obter marca de qualificação para os Jogos Olímpicos/Jogos Paralímpicos. 

 

Estão inscritos na competição 48 atletas (5 femininos), destacando-se nas inscrições a presença (ainda não confirmada) de Rosa Madureira (AD Marco de Canaveses), hexacampeã da distância, nas últimas sete edições, que tem como melhor registo 2h43m14s, obtido em 2013; de Vera Nunes (individual), que tem como melhor registo 2h34m17s, obtido em 2017, quando venceu a maratona de Zurique; e Susana Cunha (RD Águeda), que se estreou em 2019 com um triunfo na maratona de San Sebastian em 2h36m09s.

 

Entre os inscritos masculinos, realce para os olímpicos Ricardo Ribas (GC Bragança), que tem como melhor 2h13m21s – agora treinador e “lebre” para o atleta paralímpico Manuel Mendes (Vitória Sport Clube), de Guimarães, medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de 2016 (então em 2h49m57s); e o brasileiro Paulo Paula (RunTejo), oitavo classificado nos Jogos Olímpicos de 2012 e 15º em 2016, no Rio de Janeiro (que já tem marca de qualificação para os Jogos de Tóquio).

 

Estarão ainda entre os inscritos Fábio Oliveira (S. João da Serra), vencedor da Maratona da Europa (Aveiro) em 2019; Carlos Costa, medalha de bronze no nacional de maratona em 2018; e o estreante Luís Saraiva (Sporting de Braga), que tem como melhor registo à meia maratona 1h03m56s, obtido no Mundial de Meia Maratona no ano passado, a primeira grande competição à escala mundial realizada em plena pandemia.

 

A prova terá o seu início às 8 horas, em Palmela, na zona industrial junto à AutoEuropa, sem público, com pequenos apontamentos na página de Facebook da Federação Portuguesa de Atletismo.

 

Mais informações na página oficial da competição e resultados na página das competições.