Uma dúzia de atletas portugueses constam nas listas de participantes da Maratona de Valência e do Grande Prémio do Brasil

 

No próximo domingo realizam-se duas competições internacionais com presença de atletas portugueses: Meia Maratona de Valência e Grande Prémio do Brasil, pista.

 

Em Espanha, a Maratona de Valência (domingo, 6 de dezembro) surge como uma das raras oportunidades para a aquisição de marcas de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. Com importantes normas de segurança, a organização conseguiu o concurso de importantes nomes do meio-fundo internacional, para correrem num circuito delimitado, de 21 km, no centro da cidade valenciana, no qual se incluem os portugueses Sara Moreira, Salomé Rocha, Catarina Ribeiro (todas do Sporting), Rui Pinto e Nuno Lopes (4 Run Club).

 

A prova terá transmissão televisiva em Portugal através da Sport Tv.

 

Já no Brasil, (também no domingo) a prova que se realiza na cidade de São Paulo marca o regresso das qualificações dos atletas para os Rankings Mundiais, forma secundária de acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, para além das marcas de qualificação direta.

 

Na nova pista do Centro de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, as provas que contam para o World Continental Tour da Wordl Wthletics, anunciam a presença das lançadoras portuguesas Auriol Dongmo (Sporting Clube de Portugal) e Eliana Bandeira (Sport Lisboa e Benfica), a luso-guineense Jessica Inchude (Sporting Clube de Portugal) – todas no lançamento do peso; Liliana Cá (Associação Novas Luzes), no lançamento do disco; Vitor Korst e Gerson Baldé (ambos do Sport Lisboa e Benfica), no salto em altura; e Diogo Ferreira (Sport Lisboa e Benfica), no salto com vara.

 

O programa horário e outras informações podem ser recolhidas na página oficial. No setor respetivo é noticiada a transmissão streaming da reunião.

 

Recorde-se que já se encontram diretamente qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 os atletas: Catarina Ribeiro, Salomé Rocha (ambas na maratona); João Vieira (50 km marcha); Evelise Viega, Patrícia Mamona e Pedro Pablo Pichardo (todos no triplo-salto).

 

Foto: Eliana Bandeira (arquivo FPA / Erik Van Leeuwen)