Português lançou 19,52 metros, sendo 17º no grupo

 

A participação portuguesa no sétimo dia dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que se estão a realizar em Doha, no Qatar, terminou com a presença de Francisco Belo na qualificação do lançamento do peso.

 

O atleta português terminou com a marca de 19,52 metros, que não chegou para ir à final. «Não estou contente com este resultado, foi uma marca muito má. Como disse há pouco, parafraseando a grande Telma Monteiro, só há plano A.  Por isso não penso em plano B, que seria estar a controlar e a lançar para meio da tabela, o não serve absolutamente para nada», referiu o atleta. 

 

E esse plano não existe porque «o lançamento do peso mundial está com um nível enorme. Felizmente só vêm três atletas por país, senão a qualificação ficaria mais perto dos 22 metros».

 

«Tentei lançar o mais longe possível, mas não deu. Tentei encontrar o meu ritmo, mas isso só veio no terceiro ensaio. Caso o primeiro tivesse sido assim, provavelmente teria conseguido mais», afirmou o atleta que olha já em frente: «dentro de alguns meses há outro mundial (pista coberta) e temos os Jogos Olímpicos».