A Assembleia Geral Eleitoral da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), marcada para o próximo dia 31 de outubro, estreará um novo modelo que consistirá no voto eletrónico.

 

Por força da pandemia causada pela Covid-19, a Mesa da Assembleia Geral da FPA tomou a decisão, na Assembleia Geral Extraordinária realizada no final de setembro, de proporcionar condições especiais de voto para os associados constantes no Caderno Eleitoral. "Considerando que somos efetivamente uma Federação com expressão nacional, com representação no continente, mas também nas regiões autónomas e, neste último caso, em mais do que uma ilha, a votação presencial impõe sempre alguns desafios. A pandemia obrigou-nos a repensar o ato eleitoral, encontrando no voto eletrónico a forma ideal de contornar os desafios impostos pela diversidade geográfica, garantindo a democraticidade, com absoluta transparência e sem prejuízo dos prazos estatutários que haviam sido definidos para a renovação dos órgãos sociais da Federação Portuguesa de Atletismo", explica o presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPA, Joaquim Machado.

 

Esta decisão tornou-se muito importante, já que após ter sido tomada no final de setembro, como referido anteriormente, o Governo Português, na sua reunião da passada quinta-feira, impediu a deslocação entre concelhos do dia 30 de outubro até ao dia 3 de novembro.

 

Ontem ao final do dia foi realizada uma formação online, sobre o modo como decorrerá a eleição, à qual assistiram todos os associados (efetivos e extraordinários citados no Caderno Eleitoral), bem como os candidatos a Presidente da Direção e representantes das duas listas, sendo realizada uma sessão de voto teste, que foi executada por todos, com sucesso.

 

Na véspera da votação, um grupo de elementos escolhidos pelas candidaturas e pela Mesa da Assembleia Geral fará a abertura do processo eleitoral, sendo geradas as credenciais e palavras-passe para que todos possam votar, no sábado (31 de outubro), entre as 15 e as 17 horas. A Mesa da Assembleia Geral para as eleições dos Órgãos Sociais da FPA para o quadriénio 2021-2024 será constituída no auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa.

 

No final do ato eleitoral, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral informará o resultado final da votação, às 17h00, em direto através da plataforma Zoom, com partilha na página de Facebook da FPA. Este resultado será depois reproduzido no site da FPA e nas redes sociais, bem como as declarações que os candidatos à presidência da Direção da FPA entendam fazer.