O próximo fim-de-semana acolhe várias ações de formação para técnicos, particularmente importantes, em datas que têm fortes restrições de mobilidade devido ao Estado de Emergência decretado pelo Governo, devido à pandemia de Covid-19.

 

As ações começam logo na sexta-feira (dia 27, prologando-se para dia 28, sábado), na Região Autónoma da Madeira. Na Ribeira Brava realizam-se as Jornadas Técnicas da Madeira - Velocidade e Barreiras, ação creditada pelo IPDJ (2,6 Unidades de Crédito), com taxas de inscrição de 10,00€ (Treinadores com TPTD e professores com grupo de atletismo no Desporto Escolar) e 20,00€ (outros interessados).

 

O professor Rui Norte será o preletor desta ação, que versará os temas: Considerações acerca do Treino de Velocistas Jovens; Periodização do Treino; Correr rápido é uma habilidade; Preocupações no Desenvolvimento de Velocistas; A abordagem ao Treino de Jovens Barreiristas; Força: Como?.

 

Mais informações e programa horário na página de formação da Federação Portuguesa de Atletismo e na página da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira.

 

Seminário de Biomecânica da ATAP

 

A Associação dos Treinadores de Atletismo de Portugal prossegue as suas ações, organizando nos dias 28 e 29 de novembro (através da Plataforma Zoom) um Seminário de Biomecânica. Esta ação também é creditada pelo IPDJ, com inscrições (ainda abertas) gratuitas.

 

Os temas a abordar serão: A avaliação biomecânica nos lançamentos (por Marko Badura); A avaliação do treino da força (por Filipe Conceição); Avaliação biomecânica nos saltos (por Orlando Fernandes); Meios e métodos para a avaliação e o controlo do treino (por Paulo Oliveira), As forças resistivas como preditoras da performance nas provas de velocidade em cadeiras de rodas (por Pedro Forte); A biomecânica da partida de blocos (por João Abrantes). No final de cada dia haverá um espaço para debate.

 

Mais informações e programa-horário na página da FPA.

 

Jornadas Técnicas de Lisboa - Saltos

 

Finalmente, já noutra data (5 de dezembro), realizam-se as Jornadas Técnicas de Lisboa. Esta ação de formação, creditada pelo IPDJ (1,0 Unidades de Crédito) e com inscrições gratuitas.

 

O programa integra a abordagem ao “Treino do Triplo Salto”, por José Uva; o “Treino do Salto com Vara”, por Pedro Pinto; o “Treino do Triplo Salto”, por João Ganço; e o “Treino do Salto em Altura”, por Paulo Barrigana.

 

Mais informações e programa-horário na página da FPA.