A World Athletics (WA) comunicou hoje a todas as federações que, em acordo com as entidades locais, decidiu adiar a organização do Campeonato Mundial de Atletismo de pista coberta (previsto para se realizar em Nanjing, de 19 a 21 de março de 2021) para março de 2023.

 

Apesar de, junto com o Comité Organizador e a Federação Chinesa de Atletismo, a WA avaliar a situação global semanalmente, ainda há uma incerteza significativa sobre o estado da pandemia Covid-19 no início de 2021.

 

Assim, segundo o comunidado oficial, «para a segurança de nossos atletas e dirigentes técnicos, devemos considerar devidamente os riscos de trazer um grande grupo de pessoas para participar num evento em situação de pandemia e respeitar e cumprir integralmente a política de prevenção de pandemia do país anfitrião».

 

Uma vez que, «a temporada indoor de atletismo ocorre numa janela estreita do calendário (até o final de março), portanto, não é possível estender o evento para o final do ano.

 

Gostaríamos que Nanjing fosse o anfitrião do nosso Campeonato Mundial Indoor, dado o extenso planeamento e preparação que colocaram neste evento e, por isso, concordamos que eles realizarão o evento um ano após o Campeonato Mundial Indoor em Belgrado em 2022».

 

Foto: Nanjing Cube, local de realização dos mundiais (DR - página oficial da prova)