Inês Henriques conquistou esta terça-feira, 7 de agosto, a medalha de ouro nos 50 km marcha do Campeonato da Europa de Atletismo, competição que decorre em Berlim.

 

A atleta portuguesa até andou em ritmos para recorde do mundo “mas a subida da temperatura e uma lesão que tive na passada semana, fizeram-me abrandar, e como tinha uma vantagem muito grande, geri até ao fim”, disse a atleta que junta o título europeu ao mundial, conquistado no ano passado em Londres.

 

Inês completou a prova em 4:09:21 horas, conquistando o ouro na estreia da distância nos Europeus, mas tão importante como a medalha “é provar que as mulheres conseguem marchar 50 km com qualidade” , concluiu a pupila de Jorge Miguel.

 

Também nos 50 km marcha, mas em masculinos, Pedro Isidro foi 24º com 4:11:44 minutos, enquanto João Vieira abandonou por problemas físicos. 

 

Enquanto os marcadores evoluíam na European Mile, Ricardo dos Santos entrava em ação da primeira ronda dos 400 metros, batendo o Recorde de Portugal da distância por 19 centésimos, fixando a nova melhor marca portuguesa de sempre, que já lhe pertencia, e, 45.55 segundos. Ricardo dos Santos foi segundo na sua eliminatória, conseguindo o apuramento direto para as meias-finais.

 

 

No Lançamento do peso feminino, Eliana Bandeira foi 22ª com 15.18 metros, enquanto nos 3000 metros obstáculos masculinos André Pereira foi 27º com 8:54.63 minutos.