Os Campeonatos Nacionais de Estrada e os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas em pista coberta são as primeiras competições do ano de 2020 realizados sob a égide da Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O mais mediático, de estrada, que conhecerá a sua 26ª edição, realiza-se na tarde do dia 11 de janeiro (sábado), com partida e chegada no Complexo Desportivo do Jamor, aproveitando a avenida marginal. Será mais um importante momento competitivo para os atletas portugueses e entre os inscritos podemos já destacar os dois campeões individuais das últimas edições (Rui Pinto, campeão em 2019, e Samuel Barata, campeão em 2018), na corrida masculina, enquanto na prova feminina se destaca, entre os inscritos, o nome de Dulce Félix, que soma um total de cinco triunfos na competição (2011, 2012, 2014, 2015 e 2016). 

 

Recorde-se que o Sporting conquistou o título coletivo em ambos os géneros nos dois últimos anos.

 

As inscrições para a prova (que inclui os campeonatos nacionais de veteranos) encontram-se abertas na plataforma Lince.

 

Complementarmente ao Nacional de Estrada realizar-se-á a “Corrida com os Campeões”, prova aberta a todos, com a distância – certificada – de 10 km, cujas inscrições podem ser efetuadas até ao dia 8 de janeiro. 

 

Uma excelente oportunidade de competir após as corridas de fim-de-ano.

 

Provas Combinadas e Marcha Atlética também com inscrições abertas

 

Entretanto também já se encontram abertas as inscrições para os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas em pista coberta (para os escalões sub 18 e sub 20), que se realizarão na Expocentro, em Pombal, nos dias 11 e 12 de janeiro.

 

O mesmo acontece com os Campeonatos de Portugal de Marcha Atlética em estrada (distâncias de 35 e 50 km), que regressam a Porto de Mós, mas no final do mês (dia 26 de janeiro).

 

Será a primeira oportunidade para os marchadores de alcançarem marcas de qualificação para as competições nacionais e internacionais que se avizinham, incluindo-se o Campeonato Mundial de Nações, que se realizará em Minsk, na Bielorrússia, em 2 e 3 de maio.