Comunicado: suspensão de provas nacionais e regionais

 

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) informa que se encontra atenta à situação vivida em Portugal, derivada da pandemia do coronavírus (COVID 19), e que respeita integralmente o Estado de Emergência decretado pelas autoridades portuguesas, numa luta contra o surto de propagação do vírus.

 

AnexoTamanho
PDF icon comunicado_fpa_23042020.pdf244.48 KB

Os marchadores não têm competições em 2020, mas Ana Cabecinha não desarma...

 

Ana Cabecinha, recordista nacional dos 20 km marcha continua a sua preparação, embora já não tenha qualquer tipo de objetivo à vista, pois tanto Jogos Olímpicos (adiados para 2021) como os Mundiais de Seleções de Marcha Atlética (adiado desde maio, ainda sem data prevista) deixaram de ser opção e os Europeus de Paris 2020 (ainda sem decisão final) não têm provas de marcha. A sua última prova foi em março, nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, onde obteve o seu nono título consecutivo…

Recordistas de Portugal dos 50 km marcha, João Vieira e Inês Henriques, não desarmam. Ela correu de Rio Maior a Fátima no dia do aniversário

 

Por António Fernandes / FPA, com apoio de Carlos Carmino

Fotos Erik Van Leeuwen / FPA

 

O setor da marcha atlética é um dos que nos últimos anos produziu excelentes resultados internacionais, conquistando medalhas de ouro e prata em campeonatos mundiais e europeus para Portugal.

 

Especialista em salto em comprimento, Evelise Veiga surpreendeu quando alcançou a marca de qualificação para os Campeonatos do Mundo de Doha e para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no triplo salto. Nos Campeonatos do Mundo a experiência da estreia [18.º lugar na fase de qualificação] mostrou-lhe que “estava no bom caminho” e que lhe “faltava experiência”. Agora, a atleta de 24 anos, que vive em Leiria, diz que olha para o adiamento dos Jogos Olímpicos como uma oportunidade para se apresentar mais madura e com mais treino.

 

 

É com grande pesar que a Federação Portuguesa de Atletismo informa o falecimento de Nuno Alpiarça (1966 - 2020).

 
Ex-atleta do Sporting Clube de Portugal, Professor de Educação Física e Treinador de Atletismo Adaptado de Alto Rendimento da Área Visual, o malogrado técnico faleceu na manhã de hoje, vítima de doença súbita, antes do treino com o seu atleta Luís Gonçalves.

 

Nuno Alpiarça nasceu em 24 de Setembro de 1966 e, entre outros atletas, treinou Carlos Lopes campeão Paralímpico.

 

Uma viagem... rápida, pela história

 

Por António Fernandes / FPA

 

Há 46 anos, as rádios repetiam, exaustivamente, a notícia da revolução, com uma recomendação especial: fiquem em casa! Agora, por outras razões, ouvimos essa mesma frase e esse foi o moto para recordarmos um pouco a modalidade antes do 25 de abril de 1974.

 

Páginas